A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. É acordado na Organização Mundial da Saúde (OMS) como a falta de doenças ou enfermidades. Mas, diferentes definições são usadas por diferentes corporações. Neste local estão alguns exemplos do que a saúde significa para pessoas diferentes. A primeira descrição se concentra no bem-estar físico e mental de alguém.
Conceituando a saúde
Incontáveis estudiosos tentaram conceituar a saúde. Estas abordagens diferem uma da outra e não são obrigatoriamente complementares. Não obstante, o ponto principal é que a conceituação da saúde é uma divisão importante do recurso de desenvolvimento de intervenções abrangentes de saúde pública. Assim sendo, é primordial possuir uma percepção coerente e compartilhada da saúde.
A primeira vasto abordagem para conceituar a saúde é a abordagem funcionalista. Essa visão descreve a saúde como uma circunstância que permite que as pessoas executem as tarefas e atividades necessárias para a existência. Ele bem como considera a saúde máxima como uma norma. Pros seres humanos, a saúde é uma condição que nos permite aproveitar a vida e poder participar plenamente da existência social. A doença, por outro lado, é um impedimento à atividade e limita nossa independência.
Conceituando doenças
Duas visões opostas sobre saúde e doença são discutidas por esse livro. O primeiro é a concepção funcionalista, que vê a saúde como a competência de realizar tarefas necessárias. O outro ponto de visão é a expectativa naturalista revisionista, que vê a saúde e a doença como características do universo natural. Estas visões diferem em termos de ênfase no papel do senso comum e das intuições folclóricas pela percepção da saúde e doenças.
Uma visão adicional é uma abordagem multidisciplinar. Essa abordagem leva em consideração a diversidade do discernimento humano. Envolve o emprego da linguagem para simbolizar fenômenos complexos. O termo “sinusite” refere -se a um sintoma que pode se publicar em imensas doenças.
Conceituar a saúde em atividade do organismo
A saúde foi conceituada de muitas formas durante o curso da história humana. Uma maneira considera a saúde como uma falta de doença. Os sistemas biológicos de alguém doente estão desequilibrados e disfuncionais. Por outro lado, alguém saudável está livre de tais condições e tem todos os seus sistemas funcionando como deveriam.
Outra maneira de visualizar a saúde e a doença é do ponto de visão ontológico. A visão naturalista considera a saúde e a doença como características do mundo. O corpo é uma característica física, que pode ser entendida como um sistema funcional que contribui para a saúde e a doença. Um naturalista poderá enxergar a doença como uma característica inerente da vida, todavia o corpo é uma característica específica.
Conceituar a saúde em função do bem-estar social
Apesar de tendemos a meditar na saúde como uma situação física ou mental, assim como é uma construção social complexa que envolve o relacionamento da pessoa com novas pessoas, ambientes naturais e percepções pessoais. Como por exemplo, a saúde está relacionada ao nosso senso de bem-estar, nossa técnica de se encaixar às alterações e nossas conexões sociais e políticas.
O bem-estar social é um componente importante da saúde geral. Inmensuráveis fatores influenciam a saúde, incluindo as condições de existência dos indivíduos, suas situações sociais e econômicas e a disponibilidade de recursos sociais. Atingir este propósito requer uma abordagem multidisciplinar que envolva o envolvimento de muitos jogadores da comunidade.